segunda-feira, 29 de Abril de 2024  13:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-04-2018

Escuteiros da Região de Aveiro celebram dia do patrono em Ílhavo.



Os Agrupamentos de Escuteiros do Município de Ílhavo preparam as atividades do S. Jorge 2018.

Será no domingo com cerca de 2300 Escuteiros a celebrar o patrono mundial (S. Jorge) naquela que é a grande festa do Escutismo da Região de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas.

O S. Jorge 2018 tem início às 9h30, no Jardim Henriqueta Maia, com a Abertura, à qual se segue uma manhã toda ela dedicada a um conjunto de 7 Jogos espalhados por vários pontos do centro da cidade de Ílhavo. 

O Almoço está previsto para as 13h, seguido de Desfile (14h30) do Mercado Municipal de Ílhavo e para o Jardim Henriqueta Maia, onde terá lugar a Eucaristia (15h30), celebrada pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, e os restantes momentos protocolares.

Por volta das 17h haverá um momento para Entrega de Prémios e Lembranças aos participantes e o Encerramento do S. Jorge 2018. A Cerimónia de Encerramento contará, entre outras, com as intervenções do Chefe Nacional do CNE, Ch. Ivo Oliveira e do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo.

O S. Jorge 2018 é resultado de uma proposta de organização conjunta dos seis Agrupamentos de Escuteiros do Município de Ílhavo com a participação do Núcleo de Ílhavo da FNA (associação dos antigos escuteiros) que, ao longo dos últimos anos, têm desenvolvido relações mais próximas por trabalharem em conjunto, e em parceria com a Câmara Municipal de Ílhavo e juntas de freguesia do concelho na organização anual do Acampamento Municipal de Escuteiros de Ílhavo (ACAMUN).

Num ano que é de festa pela 10ª edição do ACAMUN, mas também por aniversários com elevada carga simbólica (90 anos do Agrupamento 189 - Ílhavo, 40 anos do Agr. 531 – Gafanha do Carmo, 39 anos do Agr. 588 – Gafanha da Nazaré, 30 anos do Agr. 878 - Costa Nova e 25 anos do Agr. 1021 - Praia da Barra e do Agr. 1024 – Gafanha da Encarnação), os Agrupamentos de Escuteiros do Município de Ílhavo querem receber e celebrar com a sua Região.

O S. Jorge 2018 contará com a participação dos contingentes de 43 Agrupamentos de Escuteiros da Região de Aveiro, 4 Núcleos da Fraternidade Nuno Álvares (antigos escuteiros) e ainda um grupo de Escuteiros de Vermil (Guimarães, Região de Braga) que também se quis associar a esta grande festa do Escutismo.

D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, considera a festa um “momento muito importante” na vida dos agrupamentos. “Faço votos que todos tenhamos os olhos postos no próximo Sínodo dedicado aos jovens, a fé e o discernimento vocacional. Ser jovem é fazer escolhas, mas estas devem ser feitas a partir do encontro com Cristo para assim construirmos o futuro”.

Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, reqalça a presença de milhares de escuteiros em Ílhavo. “O Município de Ílhavo orgulha-se por, ao longo dos últimos dez anos, ter a oportunidade de se tornar o palco para a confraternização Escutista, através da parceria na organização do ACAMUN e, assim, colaborar para fomentar a construção de uma sociedade forte nos princípios e valores que são a Alma Mater dos Escuteiros”.

José Carlos Santos, Chefe Regional de Aveiro, afirma a data (23 de Abril) como marcante no mundo escutista. “Vamos certamente combater alguns dos dragões que diariamente nos colocam desafios, que nos impelem á aceitação do que é fácil, do que é efémero do que nada vale e, desse combate, temos de sair com algo que nos diferencie, que nos mostre os verdadeiros valores da Vida”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®